sábado, 4 de maio de 2013

ÚLTIMA RODADA! CONFIRA OS RESULTADOS DO SÁBADO (04/05) PELA COPA PRIMO FERNANDES.

Em Poço Dantas mais um zero a zero

Copa Primo Fernandes
Sábado cheio de empates sem gols, foram três no total, o terceiro aconteceu em Poço Dantas quando o time dos Amigos empatou com o Santo Antonio de Pau dos Ferros.

O resultado deu a equipe paraibana a confirmação do primeiro lugar no grupo A, com 13 pontos, e sendo até aqui a segunda melhor campanha.

Agora só resta esperar as definições dos jogos de amanhã para assim saber qual equipe enfrentará na segunda fase.

O Santo Antonio ao quinto ponto e momentaneamente sai da lanterna e passa para o América de Serrinha com 4, e tinha partida marcada para amanhã em Pilões, só que por motivos superiores esse jogo para essa data está cancelado, e logo será decidido uma nova data.


Barriguda empata mais uma vez com o Caiçara e permanece líder

Assim como aconteceu com Rafaelense e Real Madrid, o Barriguda e Caiçara também empataram os dois jogos sem gols, zero a zero em Alexandria no grupo G.

O resultado deu a liderança definitiva da equipe da casa que agora aguarda o seu adversário na segunda fase.

O Caiçara chegou a 9 pontos e é quase certo conquistar a sua classificação também, dependerá dos jogos de amanhã.

O time de Valdir poderá se classificar como um dos terceiros, e em caso de tropeço do Nazaré amanhã contra o ADESE se classifica em segundo.

O secretário de esportes de Alexandria Fabiano Mariano se disse muito feliz com a classificação da equipe em primeiro lugar, já que é pela primeira vez que a cidade tem seu representante na competição.

Sobre o jogo Fabiano disse que tem dias que é assim, a bola insiste em não entrar, e hoje foi um desses dias.

Bezerrão vence a última e agora torce pelo Brejo dos Santos

Copa Primo FernandesA equipe do Bezerrão venceu o Carapuça pelo placar de 2 x 0, nessa tarde de sábado em Água Nova e alcança a segunda colocação do grupo B.

A equipe de Major Sales agora torce por uma derrota ou empate do São Bernardo que joga amanhã em casa contra o já classificado Brejo dos Santos.

Mas, ainda há grandes chances da equipe do Bezerrão entrar mesmo o São Bernardo vencendo amanhã, dessa forma seria como terceiro com 9 pontos.

Assim como o Ariense no ano passado, a equipe do Carapuça fez uma péssima campanha somando apenas 2 pontos e ficando em último lugar no grupo.

Rafaelense e Real repetem placar do primeiro jogo

Copa Primo FernandesAs equipes do Rafaelense e Real Madrid tiveram 160 minutos para marcar, mas não conseguiram balançar as redes nas duas partidas que se enfrentaram pela CPF, no chamado grupo da morte.


As duas equipes já classificadas fizeram uma partida que pode se chamar de amistosa, bom para o Real que permanece na liderança do grupo com 11 pontos, e o adversário agora com 9.

Nesse caso essa fica sendo a classificação das duas equipes, uma vez que nem São Vicente nem Beira Rio, equipes que fazem parte do mesmo grupo e se enfrentarão amanhã poderão alcançar essa pontuação, o time de Barrinho tem 5 e o de Tucha 4.

A equipe do São Vicente ainda tem uma remota chance de se classificar em terceiro.

Uiraúna atropela o São Judas Tadeu e volta a liderança do grupo D

Copa Primo FernandesA equipe do Uiraúna venceu e muito bem nessa tarde de sábado em partida válida pelo grupo D, na última rodada da primeira fase, 5 x 0 em cima do São Judas Tadeu de Pau dos Ferros, com 2 gols de Alex, Mateus, Jefferson e Serginho completando a goleada.

Com essa vitória esmagadora a equipe paraibana retorna a liderança do grupo agora com 12 pontos, e só será passada se o Paraná vencer amanhã o 09 de Maio em Riacho da Cruz.

A equipe pau-ferrense que já estava eliminada fez uma péssima campanha, com apenas 2 pontos a equipe se despede da competição, porém com muita honra, pois a equipe mesmo desclassificada compareceu ao jogo que não lhe valia mais nada.

Amanhã será a grande decisão de quem fica em primeiro no grupo, por enquanto o Uiraúna comemora mais essa vitória e agora é esperar as coisas se definirem para saber qual será seu adversário nas oitavas.


CONFIRA A BRILHANTE CRÓNICA CONSTRUÍDA POR ESTES DOIS MESTRES DESPORTITAS DO FUTEBOL (PROFESSOR  ILÁZARO FIGUEREDO E PACIVAL PEREIRA)
 
                            FOTO DO BLOG ESPORTESANTANENSE

Por Parcifal Pereira e Ilázaro Figueiredo
Amanhã, domingo, 5 de maio de 2013, encerra-se a primeira fase da 11ª edição da Copa Primo Fernandes. Contando com a participação de 28 equipes, oriundas de municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba, esta competição, mais uma vez, confirma a sua viabilidade diante do contexto do futebol amador da região oeste do nosso estado.
Nesta primeira fase, em que as equipes participantes realizaram seus jogos nas suas respectivas imediações, foram realizadas 67 partidas, nas quais foram marcados 177 gols, proporcionando uma das melhores médias de gols desde a primeira edição deste campeonato.
A melhor campanha até este instante é da equipe do Bom Sucesso da Paraíba, que obteve o melhor ataque com 15 gols marcados, tornando-se a primeira equipe a se classificar para a segunda fase, de forma invicta e antecipada. A equipe com o pior rendimento foi Venha Ver que marcou apenas dois gols em cinco partidas e sofreu 15, ficando com saldo negativo de 13 gols.
Quanto à artilharia, dois jogadores se destacam: Isaias (do São Bernando) e Adinho (do Palmeiras), ambos com 5 gols. Neste sentido, pelo menos quanto aos artilheiros, Luis Gomes e Major Sales mantêm a hegemonia, embora, nesta edição, nenhuma destas duas equipes confirmou, nas quatro linhas, o grande potencial do futebol destas duas cidades.
Analisando a tabela de classificação, podemos afirmar a probabilidade de desclassificação de pelo menos 7 equipes que não conseguiram realizar uma grande campanha. São elas: Santo Antonio e São Judas Tadeu (de Pau dos Ferros), Carapuça (de Água Nova), Venha Ver e São José (de Venha Ver) e o ADESE (de Dr. Severiano). Destas, somente duas equipes (São José e Carapuça), podem ainda conseguir a classificação para a próxima fase, isso dependendo da conquista de vitórias nesta última rodada, ficando ainda na dependência da combinação de outros resultados. Por outro lado, Seis equipes já conquistaram as suas respectivas classificações de forma antecipada: Bom Sucesso, Amigos, Brejo dos Santos, Barriguda, Poço de Pedras e Pilões.
Do ponto de vista da organização do evento, vale ressaltar a dedicação e a eficiência dos organizadores. Sob o comando de Marquinhos Matos, a comissão técnica tem realizado um trabalho primoroso, a serviço da manutenção da credibilidade histórica que esta competição anualmente representa.
No tocante às arbitragens, consideramos que a seriedade tem sido a grande marca dos homens do apito nos jogos que foram realizados. Fato este que justifica o clima de tranquilidade que tem predominado na competição, sem maiores transtornos para os organizadores, apesar da distância das cidades onde os jogos se realizam.
Em relação ao nível técnico, podemos destacar a predominância de um certo equilíbrio entre as equipes, já que os times que tradicionalmente são consideradas favoritos com base nas edições anteriores, nesta não estão apresentando grande diferencial diante das demais. É o caso, por exemplo, do Palmeiras que, ainda luta para conquistar a sua vaga em pleno encerramento da primeira fase. Na mesma situação estão Uiraúna e Real Madrid que também esperam confirmar as suas classificações nesta última rodada. Ao nosso ver, o fato que justifica esta dificuldade por parte destas equipes é o envelhecimento dos seus plantéis que tendem a serem substituídos nas próximas edições, ou seja, terão que passar por algumas renovações para reconquistarem o posto de favoritas como ocorreu nas edições passadas.
Concernente à equipe do São Bernardo Esporte Clube, única que representa o município de Luís Gomes (cidade considerada maior  ganhadora desta competição, com 6 títulos), podemos afirmar que há chances reais de classificação já que jogará em seus próprios domínios diante da equipe de Brejo dos Santos que já se encontra devidamente classificada. Dependendo de si mesma, a equipe de São Bernardo precisa de uma vitória amanhã (domingo, 5 de maio) para obter a sua vaga.
Nesta primeira fase que está se encerrando foram formados 7 grupos de 4 equipes, totalizando 28 times. Para a segunda fase (oitavas de finais), se classificarão os dois melhores colocados de cada grupo, totalizando 14 times. Estes se juntarão às três equipes que apresentarem o melhor índice técnico entre todos os participantes, totalizando 17 times para a segunda fase.
Portanto, a expectativa para esta última rodada, uma vez que haverá vários jogos decisivos, é que teremos grandes jogos, com a presença de muitos torcedores. A presença da torcida pode ser o grande diferencial para aquelas equipes que jogam em casa e precisam do resultado, a exemplo do time de São Bernardo. Que prevaleça o bom senso e o espírito esportivo no coração de cada torcedor, de cada atleta e de cada dirigente envolvidos na competição.
Por fim, deixamos aqui uma reflexão que julgamos de grande valia para todos os amantes do esporte, especialmente para aqueles que competem no futebol: “no esporte existem campeões e heróis. Os campeões vencem porque são bons no que fazem e tiram proveito de suas vitorias. Heróis vencem quando menos se espera, superando seus próprios limites e, quando recebem as medalhas e os troféus os dividem com todos os membros da nação que pertencem” (Augusto Curi, 2003).

Oitavas de final, entenda os critérios

Copa Primo FernandesCom a aproximação do final da primeira fase, com algumas equipes já classificadas, umas na briga e outras já eliminadas, vamos agora mostrar como detalhes como são os critérios para a segunda fase.

Diferente das edições anteriores, nessa teremos 16 equipes na segunda fase, os 7 líderes de casa grupo juntamente com os 7 vice líderes, para fechar a conta os 2 melhores terceiros no geral também passam de fase.

Sendo assim, dividimos por três grupos, os primeiros, segundos e terceiros, onde o melhor colocado pega o segundo terceiro que na teoria é o melhor geral contra o 16º colocado, e assim afunilando.

Para mostrar um exemplo mais detalhado, vamos fazer uma simulação de confrontos com a atual classificação.

Primeiro vamos a classificação pelos três grupos:

Grupo dos líderes:
1º Bom Sucesso ........13
2º Amigos .................12
3º Brejo dos Santos ..11
4º Barriguda .............10
5º Real Madrid .........10
6º Poço de Pedra .......9
7º Paraná ...................9

Grupo dos segundos colocados:
1º Pilões ...................9
2º Uiraúna ................9
3º Palmeiras .............8
4º Rafaelense ...........8
5º Caiçara ................8
6º São Bernardo ......7
7º América Oeste ....5

Grupo dos terceiros:
1º 17 de Junho .........7
2º Nazaré .................7

Os confrontos seriam:


JOGO – 01      1º   GERAL                 X   2º   MELHOR    3º
JOGO – 02      2º   MELHOR    1º     X   1º  MELHOR     3º
JOGO – 03      3º    MELHOR   1º     X   7º   MELHOR    2º
JOGO – 04      4º   MELHOR    1º      X   6º   MELHOR    2º
JOGO – 05     5º    MELHOR    1º      X   5º   MELHOR    2º
JOGO – 06      6º   MELHOR    1º      X   4º   MELHOR    2º
JOGO – 07      7º   MELHOR    1º      X   3º   MELHOR    2º
JOGO – 08      1º   MELHOR    2º      X   2º   MELHOR    2º


Bom Sucesso
x
Nazaré
Amigos
x
17 de Junho
Brejo dos Santos
x
América do Oeste
Barriguda
x
São Bernardo
Real Madrid
x
Caiçara
Poço de Pedra
x
Rafaelense
Paraná
x
Palmeiras
Pilões
x
Uiraúna

Alguns casos chamam a atenção, tipo o Pilões tem melhor campanha que o Paraná, a pesar de ter pontuação igual mas, o time da vila ficou no grupo dos líderes. Exatamente por isso, o critério de desempate nesse caso é que o Paraná é líder do seu grupo (D), enquanto que Pilões é vice do seu (A).

Mesmo critério serve para o América do Oeste que com 5 pontos está na frente do 17 de Junho e Nazaré, ambos com 7. O América além de ter jogo a menos, mas isso não é o principal, a equipe está em segundo no grupo, que é o fator predominante.
DA REDAÇÃO: BLOG DA COMPETIÇÃO ( COPA PRIMO FERNANDES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário