sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Dia 11 de Setembro - Dedicado ao Árbitro de Futebol

  
 
 
 
 
 



O árbitro (no Brasil também chamado de juiz) é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou desporto, ao qual estão submetidos, e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre (Wikipedia).

A exemplo de outras atividades, o árbitro esportivo também tem sua data comemorativa. O dia 11 de setembro é consagrado para homenagear a categoria.  O “Dia do Árbitro Esportivo” está regulamentado na Lei Nº 14.485, de 19 de julho de 2007, válida para o calendário de eventos da cidade de São Paulo.

Embora não exista registro de uma Lei mais abrangente, o fato é que o 11 de setembro acabou se tornando a data oficial do árbitro no Brasil. A ANAF aproveita o Dia do Árbitro Esportivo para parabenizar a classe e reitera seu objetivo de continuar lutando por conquistas e valorização da profissão.

MENSAGEM

Hoje temos um bom motivo,
É dia do Árbitro Esportivo.
Comemoração de verdade
Para qualquer modalidade.


Pedimos a todo esportista
Que tenha espírito pacifista.
Quando o árbitro errar,
A paciência tenha lugar.


Nenhum juiz é perfeito,
Ao erro está sujeito
Na hora do julgamento.


Sofrendo imensa pressão,
Ele toma uma decisão
Numa fração de momento.


ORAÇÃO DO ÁRBITRO

“Senhor! Abençoai a minha difícil missão. Fazei com que eu seja um comandante verdadeiro a serviço do esporte, da dignidade e do talento.

Dai-me coragem para trabalhar, paciência para pensar, humildade para me aperfeiçoar, sabedoria para interpretar com imparcialidade as leis e agir.

Tu, que escolhestes DEUS e dos Árbitros do mundo inteiro, aumentai a minha fé para que eu possa atuar com equilíbrio à luz da verdade. Na constante missão de arbitrar, inspirai-me para que eu seja sincero a todos: colegas, atletas, técnicos e dirigentes.

Vós sabeis, ó Mestre! Que minhas forças não são suficientes, mas com a vossa ajuda serei forte, no ato de julgar, servindo com amor e alegria, em respeito ao espírito do jogo.

Enfim, quero exaltar as vitórias e êxitos alcançados e agradecer-vos pela escolha que me confiastes com segurança, firmeza e honestidade para aplicar as regras.

” FONTE:  ESPORTE TOTAL 
(Geovane Luis da Silva, de Brasília, e texto da árbitra de Santa Catarina, Daine Madeira)


Fonte: Anaf


Por Esporte Jpenhense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário